domingo, 24 de abril de 2011

Um dos bebés mais prematuros do mundo nasceu na Alemanha com 460 gramas


Frieda foi mantida num ambiente completamente isolado

Uma mulher alemã deu à luz um bebé com 460 gramas, passadas apenas 21 semanas e cinco dias de gravidez, numa clínica em Fulda, o que iguala o nascimento mais prematuro do mundo, informou hoje o jornal “Bild”. A criança já teve alta na semana passada.

A pequena Frieda nasceu a 7 de Novembro e media 28 centímetros e pesava 460 gramas. Cinco meses e meio mais tarde, na quarta-feira passada, finalmente saiu da clínica, com 3,5 quilos e 50 centímetros, noticia aquele jornal alemão.

"Na literatura especializada existem prematuros com menos peso à nascença do que Frieda, alguns mesmo com 300 gramas. Mas não existe nenhuma referência a um prematuro mais jovem do que ela", detalha a clínica pediátrica em comunicado. De acordo com esta unidade, nasceu um bebé como Frieda, com 21 semanas e cinco dias, em 1987 em Otava, no Canadá.

Fonte da clínica pediátrica, ouvida pela AFP, garante que “não existe nenhum risco previsível (de sequelas) e a menina deverá crescer como qualquer outra criança”.

No jornal “Bild”, Reinald Repp, que dirige a clínica, admitiu que o caso é “um milagre porque uma criança nascida antes da 22ªa semana de gravidez não tem hipóteses de sobreviver” por causa do desenvolvimento insuficiente dos pulmões, coração e do cérebro.

“Frieda foi mantida num ambiente completamente isolado, com assistência respiratória e alimentada pelo umbigo”, precisou o médico.

Uma criança é considerada prematura quando nasce antes dos oito meses de gravidez. Antes das 32 semanas há o risco de sequelas várias e de atrasos na fala.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário