terça-feira, 31 de maio de 2011

Já é possível prolongar a vida digital depois da morte


Existem já sites que estão a oferecer serviços para organizar a vida cibernética depois da morte dos utilizadores, avança a BBC. Cuidar da vida online após a morte é agora uma tendência impulsionada por mensagens póstumas como a do blogger canadiano Derek Miller, que morreu no início do mês.

As opções existentes vão das mais práticas às mais sofisticadas. Existe o site www.legacylocker.com, que funciona como uma espécie de 'cofre digital', guardando toda e qualquer informação digital como nomes de utilizadores e senhas de acesso para qualquer site ou conta de e-mail e que, após a morte, é divulgada a pessoas indicadas pelo cliente ainda em vida, explica a BBC.

É também possível manter mensagens de despedida que são enviadas aos respectivos destinatários conforme as instruções deixadas em vida. No futuro, esse serviço poderá ser feito também através de vídeo.

Outro site cuja proposta segue a mesma linha é o www.deathswitch.com, que envia emails automáticos para os utilizadores para confirmar que estes estão vivos.

Se as mensagens forem repetidamente ignoradas ao longo de determinado tempo, o programa pressupõe que o cliente está morto, e envia e-mails com textos, dados e arquivos anexados para os endereços indicados. «Não morra com segredos que precisam ser revelados», diz o site.

Já o Intellitar https://www.virtualeternity.com/, possibilita que o cliente crie uma espécie de avatar com base numa fotografia real, ao qual a companhia atribui uma voz e acrescenta animações e efeitos.

Outras pessoas podem ‘entrar em contacto’ com o avatar para conversar através de um chat no site.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário