sábado, 21 de maio de 2011

Nano-robôs usados para destruir tumores


O uso de nano-robôs para curar tumores ainda está na fase de investigação, mas os resultados são promissores

De acordo com a Yahoo News!, investigadores norte-americanos desenvolveram nano-robôs que conseguem viajar na corrente sanguínea de um paciente até a um tumor, onde aplicam uma terapia capaz de "desactivar" os genes cancerígenos.

Os resultados, publicados na Nature, provam que o novo tratamento designado por interferência ARN (de ácido ribonucleico; RNAi, em inglês) tem potencial para funcionar em pessoas.

A manipulação de ARN para bloquear genes com o potencial de causar doenças não é nova, mas houve sempre o problema de como administrar o medicamento.

Agora, uma equipa no California Institute of Technology, em Pasadena, EUA, recorreu à nanotecnologia para criar minúsculos robôs de polímero cobertos com uma proteína que se liga aos receptores de diferentes tipos de tumores.

Deste modo, assegura-se que só as células cancerígenas são destruídas neste processo, o que não acontece hoje, com os convencionais tratamentos de quimioterapia e radioterapia, que também destroem células saudáveis.

Parte deste estudo, que ainda está na fase inicial, será apresentado numa reunião da American Society of Clinical Oncology, e Junho próximo.


Sem comentários:

Enviar um comentário