sábado, 28 de maio de 2011

Orangotango-de-sumatra nasceu no Jardim Zoológico



O Jardim Zoológico de Lisboa tem mais um bebé, desta vez um orangotango-de-sumatra que nasceu no dia 25 de Abril, anunciou a instituição. A cria (que ainda não tem nome) é filha de Janina, 17 anos e natural da Alemanha, e de Ziki, 13 anos, nascido na República Checa, e irmã de Harta, que também nasceu na Alemanha.

Os orangotangos-de-sumatra encontram-se na ilha de Sumatra (Indonésia), em florestas húmidas até 4000 metros de altitude, embora tenham preferência pelas zonas mais baixas. O mais recente habitante do Jardim Zoológico pertence a uma espécie solitária, sendo as ligações mais fortes entre as fêmeas e as crias.

A sua pelagem avermelhada, longa e macia, cobre todo o corpo excepto a face, as palmas das mãos e as solas dos pés. Os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam uma curta barba branca nos maxilares e têm braços muito longos e fortes.

Normalmente ingerem mais de 200 espécies de plantas, com preferência pelos frutos suculentos. Alimentam-se sobretudo de frutos, folhas, casca de árvore e flores, mas também de pequenos mamíferos e térmitas.

Esta espécie está determinantemente em perigo (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza), pois, no passado, as espécies de orangotango tinham uma distribuição mais vasta, existindo também nas florestas húmidas da Malásia e da China. A caça para o comércio de espécies exóticas foi um dos principais factores do seu declínio. Actualmente, a maior ameaça é a destruição do habitat.


Sem comentários:

Enviar um comentário