sábado, 28 de maio de 2011

Os Filmes Malditos


O recente acidente automobilístico com o actor Morgan Freeman, uma das estrelas do filme "The Dark Knight" (O Cavaleiro das Trevas), baseado na B.D de Frank Miller, continuação de "Batman Begins", pôs novamente em evidência um assunto polémico: os filmes amaldiçoados.

O acidente com Freeman seria o quarto incidente envolvendo actores e produtores. Em setembro de 2007, Conway Wickliffe, técnico de efeitos especiais morreu durante a filmagem de uma cena. Em janeiro Heath Ledger, que protagoniza o Joker, vilão do filme, morreu de uma overdose de medicamentos. Christian Bale protagonista do herói, Batman, acabou nas páginas policiais em julho, após agredir a mãe e a irmã.

O personagem Superman também foi marcado pela fatalidade. O actor George Reeves, que interpretou o herói na série de tv As Aventuras de Superman de 1951, morreu com um tiro em circunstâncias misteriosas em 1959. Christopher Reeve, que interpretou o mesmo papel em 1978, no filme Superman, dirigido por Richard Donner de "A Profecia", ficou paralítico após um acidente de equitação, e Margot Kidder, que interpretava Lois Lane, foi diagnosticada com uma intensa desordem bipolar.


Lenda urbana? Superstição? Oportunismo de publicitários? Um artifício para aumentar a arrecadação das bilheterias? O certo é que algumas produções de Hollywood são marcadas por tragédias, estranhas coincidências, doenças e outros acontecimentos fatídicos. As explicações variam, desde as racionais, como a de que acidentes acontecem, principalmente em filmes de acção, devido as cenas perigosas, e que acontecimentos nefastos com pessoas públicas tornam-se mais evidentes, até as irracionais, como as maldições que rondam os sets de filmagem.

Em 1968 o director Roman Polansky filmou " The Rosemary's Baby" ( O Bebé de Rosemary), baseado em um best seller do escritor Ira Levin, no edificio Dakota, que ficaria famoso como o local do assassinato de John Lennon.

Na história a personagem Rosemary, interpretada pela actriz Mia Farrow é casada com um actor, Guy Woodhouse, interpretado por John Cassavetes, que é integrante de um conciliábulo e faz um pacto diabólico. Em troca de fama permite que o diabo fecunde sua mulher e gere o anticristo.

Um ano depois a esposa de Polansky, a actriz Sharon Tate, grávida de oito meses, foi barbaramente assassinada em Cielo Drive, no bairro de Bel-Air, na região de Beverly Hills, por Charles Manson e sua "Familia".


Charles Manson (em pé)

Em 1976 começou a circular a história de uma maldição que recaíra sobre o filme " The Omen" (A Profecia) sobre a chegada do anticristo, mesmo antes das gravações. Em junho de 1975, dois meses antes do início das filmagens, o filho do protagonista Gregory Peck, suicidou-se com um tiro na cabeça.


Em setembro, Gregory Peck viajou num avião para Londres que foi atingido por um raio, e se isso não bastasse, o autor David Seltzer, o produtor Robert Munger, e Mace Neufeld, produtor executivo, tiveram seu avião também atingido por raios.

O director Richard Donner, também fez um vôo péssimo e depois foi atropelado por um carro, além de um raio ter atingido o prédio vizinho ao seu hotel, em Roma. O hotel em que Neufeld estava hospedado em Londres foi bombardeado pelo IRA.

Em 13 de agosto de 1976, uma sexta-feira, John Richardson, desenhador e técnico em efeitos especiais, que trabalhava com o director Richard Attenborough na Holanda, nas filmagens da superprodução "A Bridge Too Far" (Uma Ponte Longe Demais), mas que trabalhou anteriormente na produção de "A Profecia", sofreu um grave acidente com uma carreta acompanhado de sua assistente Liz Moore, que morreu no local.

Quando Richardson recobrou a consciência, viu uma placa de sinalização que lhe deu calafrios. A placa indicava a cidade de Ommen a 66 quilómetros.


Uma matilha de Rottweillers enfurecidos atacaram dois actores, e um empregado do zoológico foi morto por um tigre no dia em que a equipa de filmagem deixou o local.

Cada um dos três filmes da série Poltergeist, foi marcado por mortes. A actriz Dominick Dunne foi assassinada pelo namorado em 1982, um ano após o lançamento do primeiro filme.


O actor Julian Beck morreu em 1985, no inicio da produção de Poltergeist II, e o actor Will Sampson, que interpretou o Medicine Man, em 1987.

A actriz Heather O'Rourke de 12 anos, morreu de septicemia, menos de um ano após o lançamento de Poltergeist III. Os supersticiosos até hoje responsabilizam a utilização de ossos verdadeiros no primeiro filme para a "maldição".


Sem comentários:

Enviar um comentário