segunda-feira, 30 de maio de 2011

Primeiros casos de VIH descobertos há 30 anos


Os primeiros pacientes infectados com vírus da imunodeficiência humana (VIH) foram descobertos há praticamente 30 anos. Foi em Junho de 1981 que a comunidade médica descobriu uma doença que obrigou nas últimas décadas a muitos esforços científicos e activismo social para passar de enfermidade 100% mortal para doença crónica, pelo menos nos países desenvolvidos.

A efeméride é hoje recordada pelo El Mundo. Foi há 30 anos que os "todos os alarmes foram disparados" com a descoberta de cinco homens em São Francisco com um tipo raro de pneumonia e com a detecção de jovens homossexuais com cancro de Kaposi, próprio de pessoas com defesas imunitárias baixas.

"O vírus, desconhecido até então, estendeu-se a todos os países quase tão rápido como o medo e a rejeição de quem era doente. Foram anos de incerteza, de silêncios e censuras, de solidão. 'Primeiro negámos a sua existência, quisemos deixar passar, depois seguiu-se o pânico e chegaram as dúvidas sobre como fazer-lhe frente. Nos últimos tempos instalámo-nos na complacência'. Assim resume James Curran, a pessoa que lidou com os primeiros casos", escreve hoje o jornal espanhol.

A doença é agora crónica, pelo menos nos países desenvolvidos, e permite que os infectados possam levar uma vida normal, prejudicados pelos tabus sociais. Mas foram necessários muitos investimentos em pesquisa científica e em activismo social para mudar a imagem de uma doença que nas décadas de 80 e 90 pressupunha "uma clara sentença de morte", lembra Begoña Bautista, de 52 anos, diagnosticada há 21 com VIH.

fonte: DN

1 comentário:

  1. Por volta dessa epoca um amigo da familia esqueceu uma revista Manchete no banheiro de casa. Foi assim que fiquei sabendo da chamada "peste gay". A partir daquele dia cortei relaçoes com todos meus amigos gays (pois naquela epoca era todo mundo com todo mundo entende?), e estou vivo ate hoje. Nesse meio tempo a AIDS deve ter matado uns 30 milhoes de pessoas, ou mais...

    ResponderEliminar