sábado, 21 de maio de 2011

Tomar café ajuda a prevenir cancro da próstata


Nem sempre beber muito café faz bem, mas para os homens, parece agora ter um grande benefício: segundo um novo estudo, beber seis ou mais chávenas de café por dia, pode reduzir o risco de cancro da próstata até 60%.

Vários cientistas já tinham explorado a possível ligação entre o café e o cancro da próstata, mas os estudos feitos agora pela universidade norte-americana de Harvard são surpreendentes.

A nova pesquisa é a mais completa realizada até agora, envolvendo a participação de cerca de 48.000 homens.

A cada quatro anos, entre 1986 e 2006, os participantes relataram a quantidade de café consumida por dia. Durante o período de acompanhamento (que durou até 2008), 5.035 homens desenvolveram cancro da próstata. Em 642 desses casos, o cancro foi fatal.

O consumo de café foi ligado a apenas um risco ligeiramente mais baixo de todos os cancros de próstata, mas a alteração do risco foi pronunciada relativamente ao cancro fatal.

Comparando com os homens que não bebiam café, aqueles que bebiam pelo menos seis por dia tinham um risco 60% mais baixo de falecer da doença, e os que bebiam de um a três por dia tinham um risco 30% mais baixo.

A diminuição do risco de cancro ocorreu independentemente de se tratar de café descafeinado ou cafeinado, o que sugere que o benefício pode vir de uma propriedade do café que não a cafeína.

Segundo os investigadores, o café tem vários efeitos biológicos diferentes, e muitos deles parecem ser relacionados ao cancro da próstata.

O café é uma importante fonte de antioxidantes e também tem efeitos positivos no metabolismo da glicose e insulina (alguns especialistas acreditam que a insulina desempenha um papel importante na progressão do cancro da próstata).

O café também parece influenciar os níveis de hormonas sexuais, como a testosterona, que também têm um papel fulcral no desenvolvimento deste cancro.

Os investigadores alertam, no entanto, que os resultados não provam que o café previna directamente o cancro da próstata agressivo.

O estudo mostra apenas uma associação, já que os investigadores tiveram em conta informações detalhadas sobre as dietas dos homens e outros factores que podem afectar o risco de cancro da próstata, como o tabagismo, obesidade e actividade física.

Ainda assim, por enquanto, as descobertas não são convincentes o suficiente para que os médicos recomendem o aumento da ingestão de café.

Os efeitos potencialmente benéficos do café têm recebido atenção nos últimos anos. O consumo de café foi associado a uma redução do risco de diabetes tipo 2, Parkinson e cancro do fígado.

Recentemente investigadores suecos relataram ainda, que as mulheres que bebiam pelo menos cinco cafés por dia reduzem o risco de desenvolver cancro da mama.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário