quarta-feira, 22 de junho de 2011

Descobertos os fósseis mais antigos de Homo sapiens na Europa


Foram encontrados ossos e dentes humanos

Quando é que o homem moderno, ou Homo sapiens, a nossa espécie, chegou à Europa vindo da Ásia? O quebra-cabeças da evolução humana ganhou uma nova peça, ao descobrirem-se os fósseis mais antigos do homem moderno na Europa, com 32 mil anos, na Ucrânia.

Os humanos modernos ou vieram de África, onde apareceram há cerca de 150 mil anos, iniciando a sua diáspora pela Terra há 50 mil anos. Ou surgiram em vários locais, a partir do Homo erectus, que saíra de África há 1,8 milhões de anos. Mas não existiam na Europa, pelo que a descoberta destes fósseis permitirá compreender as migrações dos primeiros humanos modernos e a sua chegada às portas do continente europeu, onde entraram então em contacto com os Neandertais, extintos há 28 mil anos.

O arqueólogo Alexander Yanevich, da Academia Nacional das Ciências da Ucrânia, descobriu vestígios arqueológicos na gruta Buran-Kaya (na cordilheira da Crimeia), que servia de abrigo, e agora publicou os resultados na revista PLoS One. Em escavações, em 2001, 2009 e 2010, encontraram-se duas centenas de fragmentos de ossos humanos e dentes, além de ferramentas líticas, peças de adorno pessoal em marfim e restos de animais.

As datações por radiocarbono concluem que os fósseis humanos têm 32 mil anos: “São as mais antigas provas directas da presença de homens anatomicamente modernos [no Sudeste da Europa], num contexto arqueológico bem documentado”, escreve a equipa de Yanevich.

Os ossos também têm marcas de cortes, o que dá pistas sobre os comportamentos culturais do Homo sapiens: a equipa pensa deverem-se a rituais fúnebres e não a práticas canibais ligadas à alimentação.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário