domingo, 26 de junho de 2011

Dinossauros Evoluídos


A evolução do sistema respiratório das aves

Quando o Archaeopteryx foi descoberto na Alemanha, em 1860, ficou evidente que dinossauros e aves tinham muito em comum. Muitos biólogos acreditam que as aves evoluíram muito antes do Archaeopteryx, outros concordam que as aves surgiram a partir desse dinossauro. Diferentemente do que foi mostrado nos filmes “Jurassic Park”, os terópodes, como os famosos T. rex e Velociraptors, não eram grandes lagartos. Seus corpos eram cobertos - total ou parcialmente - por penas.

Um estudo realizado sugere que os terópodes compartilhavam mais uma característica com seus descendentes modernos: o tipo de respiração. Resultados indicam que o tipo de respiração desses dinossauros não era semelhante aos dos crocodilos modernos e sim a um sistema mais complexo, semelhantes ao das aves.

As aves têm um número de sacos aéreos extra em seus esqueletos que abastecem seus pulmões e aumentam sua capacidade de trocas gasosas. Os investigadores analisaram um fóssil de 67 milhões de anos de um Majungatholus atopus, um terópode primitivo com vários metros de comprimento. Comparando com dados recolhidos em mais de 200 aves, descobriram que o dinossauro apresentava uma anatomia aviária surpreendentemente.

O sistema pulmonar dos dinossauros carnívoros, como o T. rex, tem muitas estruturas semelhantes com o das aves modernas, que, do ponto de vista da engenharia, pode ser o sistema respiratório mais eficiente de qualquer vertebrado vivo. Os resultados indicam que o sistema que as aves usam para respirar pode ter surgido antes de sua própria evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário