terça-feira, 21 de junho de 2011

Em Foz Côa celebra-se o solstício de Verão com rituais celtas


O solstício de verão será assinalado em Chãs (Vila Nova de Foz Côa) com um conjunto de actividades culturais e científicas que prometem levar os visitantes numa viagem pelos antigos rituais celtas.

O promotor da iniciativa e investigador dos Templos do Sol, Jorge Trobulo Marques, disse que objectivo do evento é, antes de mais, saudar o Verão e a mãe natureza, indo ao encontro das tradições dos antigos povos que viveram no Monte dos Tambores, junto à aldeia de Chãs

O Monte dos Tambores «é um imponente monumento megalítico» pré-histórico, de forma arredonda e situado num ermo junto a Chãs, local onde decorrerá o alinhamento solar.

«Tentamos evocar tradições ancestrais e ao mesmo tempo recuperá-las, na medida do possível, num planalto granítico, sobranceiro a um fértil e magnífico vale, área enquadrada no perímetro das gravuras do Vale do Côa», acrescentou.

A região de Chãs onde se encontram «importantes» lugares onde existem abundantes vestígios pré-históricos e o conhecido santuário da Pedra da Cabeleira e a Pedra do Sol, monumentos megalíticos que estão direccionados com o pôr-do-sol no dia maior do ano.

«Na celebração do solstício do verão, marcaram presença simbólica os sacerdotes celtas, música dos gaiteiros de Miranda, trata-se de uma autêntica jornada cultural que começa ao meio da manhã, com uma visita ao Museu do Côa e depois de almoço, no Centro Cultural de Foz Côa, um colóquio subordinado aos Templos do Sol», acrescentou Jorge Trobulo Marques.

Tem sido também objectivo da comissão organizadora das celebrações nos templos do sol, que estes eventos «não se confinem apenas à aldeia de Chãs», mas a toda a região do Vale do Côa, «e se possível, ao país e além fronteiras».

«Para a promoção das nossas iniciativas contámos já com um grupo de jornalistas da Associação da Imprensa Estrangeira», concluiu o investigador.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário