quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pequeno asteróide passa nesta segunda-feira rente à Antárctica


O asteróide é do tamanho de uma casa pequena

Um pequeno asteróide com oito metros de diâmetro vai passar nesta tarde de segunda-feira a apenas 12000 quilómetros da Terra.

O asteróide, de nome 2011 MD, devido ao seu pequeno tamanho só foi descoberto dia 22 de Junho e vai passar às 18h14 (hora de Lisboa) muito perto da Terra, na região do Oceano Antárctico.

O objecto vai atravessar abaixo dos satélites geoestacionários, que estão a 35 quilómetros de altitude. Mas os cientistas explicam que a probabilidade de embate contra um destes aparelhos é muito curta.

O 2011 MD viaja a uma velocidade de 29 quilómetros por segundo, circula à volta do Sol em 396,4 dias. “À medida que o asteróide passa pela Terra, a sua órbita vai ser alterada e ninguém sabe o que essa alteração irá fazer nas futuras passagens e se irá, no futuro, colidir com a Terra”, disse Kevin Yates ao Guardian, que trabalha no Centro de Informação de Objectos Perto da Terra.

Mas mesmo que isso aconteça, um asteróide que tem o tamanho de uma casa pequenina não é um problema para a humanidade. “Se colidir, a maioria do objecto vai incendiar-se e vamos obter alguns meteoritos no chão. Se forem encontrados, vão nos dizer algo sobre a sua origem”, disse.

Segundo a NASA, um asteróide deste tamanho passa rente à Terra a cada seis anos. Em Fevereiro, o asteróide 2011 CQ1 passou apenas a 5480 quilómetros de altitude.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário