sexta-feira, 29 de julho de 2011

A incrível viagem de um puma nos Estados Unidos


Animal fez 2414 km durante a sua vida

Animal atropelado em Milford, Connecticut, bate recorde de quilómetros percorridos

O recorde podia ter passado despercebido, não fosse o trágico final do protagonista. A 11 de Junho, um puma selvagem que já andava a ser avistado no estado do Connecticut desde o início do mês (e a ser notícia pelo facto de na região não haver registo de grandes felinos desde o século XIX) foi atropelado mortalmente em Milford. A autópsia feita pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, que incluiu testes genéticos, revelou que os últimos dias do animal foram passados bastante longe de casa. O ADN coloca-o entre os pumas nativos das montanhas de Black Hills, Dakota do Sul. A avaliação revelou ainda que o animal nunca esteve em cativeiro, o que significa, portanto, que percorreu, em vida, qualquer coisa como 2414 quilómetros.

Segundo o "The New York Times", este puma fez duas vezes mais quilómetros do que o último recordista, um recorde entre os mamíferos terrestres. Daniel C. Esty, comissário do departamento de Energia e Protecção Ambiental, diz que a viagem vem lembrar a "capacidade de sobrevivência e adaptação dos animais selvagens." As autoridades citadas explicam que os leões jovens, entre os dois e os cinco anos, costumam deslocar-se até 160 quilómetros à procura de fêmeas. Sublinham ainda que este caso é atípico e que não há motivos para suspeitar que existam pumas não referenciados no Connecticut.

Resta falar da rainha dos recordes de viagens no reino animal. A andorinha-do-mar-árctica é a ave que percorre mais quilómetros na sua migração anual: em média, 70 900 quilómetros.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário