sábado, 23 de julho de 2011

NASA testa saco que transforma urina em bebida


Chama-se saco de osmose directa e já se utiliza na Terra por militares para transformar urina ou suor num líquido que se pode beber, mas até agora nunca tinha sido testado no espaço. Durante a missão do Atlantis à Estação Espacial Internacional, um dos astronautas testou o funcionamento do saco no espaço utilizando um líquido que imita a urina.

O saco de osmose directa (uma tradução livre para o nome em inglês Forward Osmosis Bag) é um saco dentro de outro saco. A urina é colocada dentro do saco exterior e no saco interior há um produto açucarado que força a água da urina a atravessar uma membrana semi-porosa. Mas este filtro não deixa passar os sais e outros elementos que a urina contém. O resultado é um líquido que se pode beber.

O saco é capaz de filtrar um litro de urina ao fim de quatro a seis horas e não necessita de energia. É por isso que esta invenção é preciosa para a NASA. A Estação Espacial Internacional já tem uma máquina que transforma a urina em água para beber, utilizada pelos astronautas, evitando assim o transporte de água para o espaço, que é dispendioso.

Mas esta máquina gasta energia, um bem que está longe de ser ilimitado na ISS. Por isso, um saco que transforma a urina num líquido para se beber sem gastar energia será bem-vindo.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário