quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nave espacial desaparecida em 1967 pode ter sido avistada


Cientistas podem ter encontrado uma nave espacial perdida em 1967, que tirou "a imagem do século", antes de ter embatido na lua.


Órbita Lunar 2

A órbita lunar 2 foi enviada para a lua para encontrar e marcar pontos que possibilitassem a aterragem das naves da missão espacial Apollo. No entanto, apesar de os seus esforços não terem tido sucesso, a nave fez história por fotografar a superfície lunar, fotografia essa que é considerada por muitos como "a foto do século."

A nave despenhou-se no "lado negro da lua", ou seja, fora da vista de telescópios ou do alcance de rádios da NASA, o quer quer dizer que a agência espacial não fazia ideia do que tinha acontecido com o aparelho. Segundo informações avançadas pela Fox News, após décadas, pode ver-se numa imagem fotografada por uma outra órbitra de reconhecimento lunar, uma nave espacial que se acredita tratar-se da órbita lunar 2.

No entanto, a fotografia tirada pela nova nave, em missão de reconhecimento também à lua, não é suficientemente esclarecedora. É visto um objecto, em forma de borboleta, próximo de uma pilha de lixo lunar. Não se sabe se será a nave despenhada ou se serão resíduos trazidos pelo embate de um cometa. "O impacto parece muito grande para ser o resultado da colisão de uma nave espacial, mas com a incidência solar num ângulo de 12.º é difícil ver o centro da cratera e descobrir o seu verdadeiro diâmetro", diz James Ashley, da Universidade do Arizona. A NASA vai continuar a investigar a cratera, redireccionando a área da cratera para um maior ângulo de incidência.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário