quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Chile tem mina mais antiga das Américas


Abertura da mina milenar encontrada no Chile

Arqueólogos encontram local que foi usado para exploração do subsolo há cerca de 12 mil anos

Até agora, acreditava-se que os mais antigos registos de mineração no Novo Mundo datavam de 4500 e 2600 anos, na América do Norte. No entanto, uma equipa de arqueólogos coordenada por Diego Salazar, da Universidade do Chile, descobriu que uma mina localizada na actual cidade de Taltal, no norte do país, já era explorada há 12 mil anos.

O achado, divulgado em artigo publicado na revista Current Anthropology, revela actividade contínua no local por mais de um milénio. As informações sobre a localização das minas, as propriedades do óxido ferroso e as técnicas para explorar e processar os minerais foram passadas de geração em geração, consolidando a actividade na região. Além de ser a mais antiga do continente, a mina de Taltal contava com um sistema de produção organizado, com trabalhadores qualificados e certo grau de hierarquização social.

As evidências encontradas mostram que o povo huentelauquen, que habitava a região, usava o óxido ferroso como pigmento para pintura do corpo, tecidos e utensílios de pedra e ossos. No meio das escavações, os investigadores descobriram também carvão, conchas e martelos de pedra, o que indica que a actividade mineradora foi contínua em Taltal.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário