sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Crocodilos Siameses são raros mas nasceram em Laos


Foram encontrados, em Laos, no Vietname, 20 ovos de uma das espécies mais raras de crocodilos existentes no mundo. Os cientistas estimam que em todo o globo haja menos de 300 destes Crocodilos Siameses, refere a Associated Press.

Estas espécies encontram-se espalhadas por pântanos, florestas e rios. Depois de o Crocodilo Siamês ter sido dado como extinto em 1992, o primeiro descobrimento destes animais deu-se em 2008.


Veja o vídeo que a AP colocou no Youtube

De acordo com a AP, esta espécie ainda permanece criticamente em perigo, segundo a Lista Vermelha da União Internacional da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), uma organização internacional dedicada à conservação da Natureza e dos recursos naturais.

O ninho onde os 20 ovos estavam foi encontrado em Junho a sul de Savannakhet, uma província do Vietname. Desde então, membros da Sociedade da Conservação da Vida Selvagem de Nova Iorque trabalham em equipa para salvar estas espécies que nasceram em Laos.

Os crocodilos foram transportados para o Jardim Zoológico de Laos, onde as crias nasceram. De acordo com a AP, no Zoo, os animais estão protegidos de predadores como cobras e lagartos.

"A sensação é de euforia" disse Chris Hallam à Associated Press sobre o nascimento dos novos crocodilos siameses. Hallam afirmou que os animais bebés serão criados em cativeiro durante 18 meses, antes de serem libertados novamente para a Natureza.

O Crocodilo Siamês pode ter até três metros de comprimento, mas geralmente é um animal dócil. Devido à sua natureza passiva são mais fáceis de caçar, o que os leva a serem uma das espécies em via de extinção.

Muitos destes crocodilos estão em quintas ou jardins zoológicos, embora tenham sido cruzados com espécies maiores, refere a Associated Press, reduzindo por isso o número de Crocodilos Siameses puros.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário