quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Falta de sol é mais uma entre 30 teorias para morte de Mozart


Cientistas já levantaram diversas teorias para o que teria causado a morte de Mozart aos 35 anos de idade. O compositor austríaco compunha principalmente à noite e dormia durante o dia, o que levantou a hipótese de que ele poderia ter sofrido de deficiência de vitamina D, já que a pele só é capaz de produzir a vitamina quando entra em contacto com a luz. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A teoria foi proposta por um investigador austríaco e outro americano, que consideraram ainda a localização geográfica da Áustria, um país com pouca incidência solar em grande parte do ano. Como Mozart morreu em 5 de dezembro, em 1791, ele havia recém enfrentado dois meses de pouco sol.

Outros investigadores já levantaram a possibilidade de Mozart ter sido envenenado, de ter sofrido de febre reumática, endocardite bacteriana, tuberculose, doença cardiovascular, doença renal, anomalia congénita no trato urinário, pneumonia, choque hemorrágico, amiloidose, entre cerca de outras 20 possibilidades. Pela falta de evidências sólidas, a morte do compositor deve permanecer um mistério.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário