quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Homem começou a cozinhar há 1,9 milhões de anos, diz estudo


Os primeiros humanos a cozinharem seus alimentos o fizeram há 1,9 milhões de anos, muito antes de seus ancestrais deixarem a África para colonizar o mundo, segundo estudo da Universidade de Harvard publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”. Estudando o tamanho dos dentes e o comportamento alimentar de macacos e homens modernos, os investigadores rastrearam a origem da culinária.

A conclusão: cozinhar era comum entre Homo erectus, originando-se provavelmente em seu reinado, se não antes.

— Trata-se de um campo científico emergente, que mostra o acto de cozinhar como importante para nossa biologia — explica Chris Organ, biólogo evolucionário de Harvard.

O advento da prática de cozinhar foi um dos mais cruciais episódios da História Humana, permitindo que nossos ancestrais expandissem sua dieta e extraíssem mais calorias de seus alimentos.

Os investigadores criaram uma árvore evolucionária com macacos e homens, adicionando informações sobre o tempo que várias espécies gastam a comer. Comparando com chimpanzés, nossos parentes mais próximos, nós gastamos muito menos tempo nos alimentando. Eles consomem mais de um terço do dia em refeições; enquanto nós saciamos a fome em cerca de 5% das horas em que estamos acordados. Depois, foram acrescentadas informações sobre o tamanho dos dentes, incluindo os de nossos ancestrais extintos.

O estudo mostrou que três espécies humanas — Homo erectus , Neandertal e Homo sapiens — viram seus pequenos molares evoluírem de forma relativamente rápida, o que poderia ser explicado pela invenção da culinária. Quando os humanos antigos aprenderam a cozinhar, eles não precisaram mais de grandes dentes para mastigar a comida dura, ou gastar horas a mastigar para ganhar uma quantidade suficiente de calorias. Com o passar do tempo, estes dentes maiores desapareceram com os nossos ancestrais, sendo substituídos por outros menores.

fonte: Extra Online

Sem comentários:

Enviar um comentário