quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rússia adia regresso de astronautas da EEI


A Agência Espacial da Rússia anunciou na segunda-feira o adiamento de 08 para 16 de setembro do regresso de três dos seis astronautas que estão na Estação Espacial Internacional, devido à queda de um cargueiro espacial, na semana passada.

O cargueiro espacial Progress M-12M, que desapareceu no dia 24 de Agosto, depois de ter sido lançado do Cosmódromo Baiconur, no Cazaquistão, transportava mantimentos e aparelhagem para a Estação Espacial Internacional e deveria trazer de volta metade da tripulação dessa estação.

"Penso que será a 16 de setembro. A aterragem não terá lugar certamente no dia 08. Decidimos que temos a possibilidade de prolongar a estada dos astronautas. Queremos que a aterragem seja feita durante o dia, por isso não poderemos adiar para depois de 16 de setembro. Embora na estação haja recursos para três meses, para seis pessoas", disse Alexei Krasnov, porta-voz da Agência Espacial da Rússia (Roscosmos).

Na Estação Espacial Internacional encontram-se três astronautas russos, dois norte-americanos e um japonês.

O porta-voz da Roscosmos acrescentou que o envio de uma nova tripulação para a estação espacial será adiado de 16 de setembro para finais de outubro.

Krasnov revelou também que a Roscosmos tenciona enviar para o espaço duas naves não tripuladas antes da partida de um novo foguetão com astronautas a bordo.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário