quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pegadas de 25 mil anos são encontradas no México


Pegadas humanas feitas a cerca de 25 mil anos atrás foram encontradas por especialistas do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) do México na região da Serra Tarahumara, no estado de Chihuahua, onde atualmente habita a etnia indígena homónima.

Para os estudiosos, estes rastos podem pertencer aos primeiros homens que povoaram a região, que são considerados por alguns como representantes dos mais antigos assentamentos humanos no continente americano.

Segundo um comunicado publicado pelo instituto, este achado faz parte das "poucas impressões dos primeiros colonos do continente americano que foram conservadas no México".

As pegadas foram feitas pelos pés de três adultos e de uma criança. "Somente um par de marcas correspondem aos pés de uma mesma pessoa, que tinha seis dedos em cada um, o que pode ter ocorrido devido a uma má formação", acrescentou o Inah.

Acredita-se que estas pessoas viveram nas cavernas localizadas na região do Valle de Ahuatos, onde atualmente reside em condições precárias a população Tarahumara por conta da extrema pobreza.

Segundo o antropólogo José Jiménez, a descoberta foi possível a partir de um e-mail enviado por uma pessoa natural de Chihuahua sobre as marcas humanas. Os especialistas, no entanto, demoraram a encontrar os vestígios.

fonte: UOL

Sem comentários:

Enviar um comentário