segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RS: universidade recebe tubarão raro encontrado por pescadores


Um tubarão-duende que foi capturado acidentalmente foi doado ao Museu Oceanográfico da Furg

Um tubarão-duende, espécie rara que habita águas profundas, capturado acidentalmente, foi doado ao Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Com 2,3 m, o exemplar foi repassado, no final da tarde de quarta-feira, ao Laboratório de Elasmobrânquios do Instituto de Oceanografia, onde passará pelo processo de conservação.

O coordenador do laboratório, Santiago Quijano, explicou que primeiro o tubarão-duende passará por morfometria e análise biológica, depois receberá injeções de formol e dentro de oito a 10 dias poderá passar para um tanque com álcool, onde permanecerá fixado e tombado na coleção científica da universidade.

Todo o processo será acompanhado por estudantes e investigadores. Esse é o segundo exemplar da espécie a integrar uma coleção científica no País, o primeiro encontra-se na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Em todo o mundo, não chegam a 40 exemplares. "Sabia-se da ocorrência na região por relatos de pescadores, mas a pesca em alta profundidade não é comum", afirma o professor.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário