quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Análise de cerâmica mostra transição gradual para a agricultura



Investigadores analisaram resíduos em 133 potes de cerâmica do mar Báltico de 4 mil anos a.C

A transição da caça e recolha para a agricultura entre humanos foi gradual, é o que mostra a recente análise de 133 potes de cerâmica do mar Báltico, no norte da Europa. Os invesigadores das Universidades de York e Bradford analisaram resíduos preservados de alimentos nesses vasilhames e apresentaram seus resultados na edição desta segunda-feira, 24, da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os cientistas estudaram potes de 15 sítios arqueológicos diferentes, todos datando de cerca de 4 mil a.C. - época das primeiras evidências de animais domesticados e trabalho de agricultura na região. Eles descobriram que a pesca continuou a ser explorada após o advento da agricultura e da domesticação. As cerâmicas analisadas apresentaram resíduos de carbono encontrado em organismos marinhos.

Segundo os autores da pesquisa, a pesquisa também comprova que, embora a agricultura tenha sido introduzida rapidamente na região do mar Báltico, ela muito provavelmente não provocou a mudança radical de hábito que os cientistas acreditavam anteriormente, pois o homem não deixou de pescar ou recolher.

Ainda de acordo com os cientistas, esse é o primeiro estudo em grande escala usar a análise molecular para compreender melhor os hábitos alimentares e o uso desse tipo de cerâmica no passado. 

fone: Estadão

Sem comentários:

Enviar um comentário