segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A corrida mais louca do mundo em carros solares


A equipa da Tokai University, do Japão, ganhou a Veolia World Solar Challenge depois de percorrer 3000 quilómetros à vista de camelos, cangurus, ovelhas e até incêndios naturais. 

A 11ª edição da corrida de "carros solares" arrancou de Darwin, no norte da Austrália, no domingo (16 de outubro) e concluiu o percurso de mais de 3000 quilómetros na quinta-feira (dia 20 de outubro), com a chegada à cidade de Adelaide, no sul do país dos cangurus.

A equipa Nuon Solar Car Team, da Holanda, e a equipa University of Michigan, dos EUA repartiram as atenções com a Tokai University, ficando, respetivamente, com o segundo e terceiro lugares da corrida.

Além de conduzirem automóveis que consomem unicamente a energia produzida a partir da luz solar, as 37 equipas que participaram na Veolia World Solar Challenge tiveram de encontrar habilidade e engenho para evitar alguns dos desafios colocados pela natureza. Além da presença contínua de cangurus, coalas, e gado de várias espécies, alguns pilotos tiveram de contornar os incêndios naturais que assolaram as imediações da cidade de Alice Springs.

De acordo com a Reuters, estes mesmos fogos obrigaram a uma interrupção desta corrida destes "painéis solares ambulantes" na terça-feira. Mais aparatoso foi o incêndio do carro de uma equipa filipina. A explosão da bateria terá sido a causa do incidente.

Neste video disponibilizado no YouTube pode ver alguns testes efetuados num circuito de Darwin.


Sem comentários:

Enviar um comentário