quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estudo revela que há peixes tropicais que vivem e caçam em equipa


Os investigadores aperceberam-se que cada peixe parecia ter um papel específico na caça

O salmonete-dourado (Parupeneus cyclostomus), peixe tropical, vive e caça em equipa, descobriu uma equipa de investigadores da Universidade de Neuchatel, na Suíça.

Quando um indivíduo persegue a sua presa através de uma formação de coral, outros juntam-se para bloquear as saídas, contam os investigadores num artigo publicado na revista “Ethology”, sobre um comportamento colaborativo pouco usual nestes animais.

“O ponto de partida para o nosso estudo foi a observação de que [os salmonetes-dourados] coordenam as suas acções”, explicou Redouan Bshary, coordenador do estudo, citado pela BBC.

A investigação decorreu no Mar Vermelho. O grupo de peixes estudados por Bshary vive em fundos de coral e passa a maior parte do dia a perseguir presas. 

Durante os mergulhos efectuados, os investigadores aperceberam-se que cada peixe parecia ter um papel específico na caça. “Qualquer membro do grupo pode iniciar uma perseguição à presa através de uma rápida aceleração. Os outros membros não se limitam a segui-lo mas dispersam no recife de coral para bloquear a fuga da presa”, escrevem os autores do estudo.

Um comportamento semelhante apenas tinha sido detectado em muito poucas espécies, incluindo chimpanzés, orcas, leões e golfinhos, salienta a BBC. “Há cada vez mais provas de que os peixes podem ter comportamentos surpreendentes”, comentou ainda Bshary.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário