terça-feira, 25 de outubro de 2011

Registada e apresentada nova espécie de dinossauro


'Demandasaurus darwini' tem 125 milhões de anos. O ‘Demandasaurus darwini’ foi descoberto em Sala de los Infantes (Espanha)

O esqueleto parcial de um dinossauro descoberto há 12 anos em Salas de los Infantes, um município em Burgos (Espanha) foi apresentado oficialmente com a sua descrição científica no jornal«Acta Paleontologica Polonica».

Este novo género e espécie de dinossauro – Demandasaurus darwini – foi escavado entre 2002 e 2004 no sítio de Tenadas de los Vallejos II. Foram resgatados diversos fósseis: restos do crânio, incluindo dentes, ossos da coluna vertebral, costelas, parte da pélvis e do fémur. Encontraram-se no total 810 ossos e fragmentos nos 240 metros quadrados da estação arqueológica.

Apesar do bom estado de conservação, os fósseis foram submetidos a um delicado processo de preparação para que fosse garantida a conservação durante o estudo científico, explica o comunicado do Colectivo Arqueológico e Paleontológico de Salas.

O Demandasaurus darwini, que tem 125 milhões de anos e pertence à família dos Rebbachisaurus e ao grupo dos diplodocídeos, era um dinossauro de tamanho médio (10 a 12 metros de comprimento). O nome da espécie é uma homenagem à Sierra de la Demanda, onde se encontra Salas de los Infantes, e ao Charles Darwin, pai da teoria da evolução.

Este exemplar tem características singulares, explicam os investigadores, como dentes com sulcos no esmalte ou vértebras cervicais com estruturas ósseas que não estão presentes noutras espécies. A forma arredondada do focinho contrasta também com o formato mais quadrado dos restantes diplodocídeos.

A descoberta desta nova espécie amplia o conhecimento sobre a distribuição geográfica dos Rebbachisaurus, que até este achado só tinham aparecido em África e na América do Sul. Esta descoberta vai poder esclarecer algumas das dúvidas que existem sobre esta família de dinossauros.


Sem comentários:

Enviar um comentário