sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Satélite do tamanho de um carro cai este fim-de-semana


Um satélite desactivado alemão encontra-se neste momento em rota de colisão com a Terra, devendo despenhar-se no próximo fim-de-semana, ainda que os cientistas desconheçam exactamente onde e quando tal acontecerá.

O Centro Aeroespacial Alemão anunciou hoje, quinta-feira, que os pedaços do satélite ROSAT - que tem as dimensões de um automóvel monovolume - deverão cair "no sábado ou no domingo".

Esta é uma afinação das previsões iniciais, que apontavam apenas para uma janela de quatro dias. No entanto, com o passar do tempo, deverá ser possível prever com uma precisão de dez horas o momento do impacto, noticia a agência AP.

Segundo a mesma fonte, o satélite deve desintegrar-se durante a reentrada na atmosfera, cujo início será feito a cerca de 28 mil quilómetros por hora. No entanto, cerca de 30 pedaços, com uma massa total de 1,7 toneladas, deverão cair no solo a uma velocidade de 450 quilómetros por hora.

Não é ainda possível definir em que local o aparelho se despenhará. Os cientistas apenas sabem dizer que tal pode acontecer em qualquer ponto do seu percurso, entre 53 graus de latitude norte e 53 graus de latiitude sul. Uma vasta extensão do planeta que pouco mais deixa de fora do que os pólos.

O satélite ROSAT, lançado em 1990, foi utilizado para procurar buracos negros e estrelas de neutrões no universo.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário