quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tecnologia permite criar teclado táctil em todo o lado



Investigadores da Microsoft e da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram uma nova tecnologia que permite tornar qualquer superfície num teclado virtual táctil

Denominada OmniTouch a tecnologia foi desenvolvida por uma equipa de três investigadores (Chris Harrison, Andy Wilson e Hrvoje Benko) e é definida como algo que «torna qualquer superfície numa interface táctil».

Para tal recorre a um dispositivo, que reúne uma câmara e um projector e por enquanto ainda se encontra em fase de protótipo, que é colocado no ombro do utilizador para projectar uma interface táctil onde o utilizador pretender.

Um dos exemplos que os investigadores dão é um teclado virtual na mão do utilizador, que pode funcionar como se fosse um ecrã táctil do telemóvel, mas de tamanho maior.

Num texto publicado no blogue Microsoft Research Hrvoje Benko considera que «se podermos adaptar estas superfícies de uma forma a pedido, poderemos disponibilizar todos os benefícios da mobilidade enquanto alargamos a capacidade de interactividade do utilizador».

O mesmo investigador sublinha que «esta câmara personalizada funciona com os mesmos princípios do Kinect», o sistema de comando da consola Xbox 360, que permite ao utilizador interagir com a máquina sem recorrer a qualquer tipo de periférico.

Para Hrvoje Benko a única diferença é que «foi modificada para funcionar a curta distância».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário