sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bode "machão" de Coimbra dá leite como as cabras


Um bode destacou-se como macho exemplar de um rebanho nos arredores de Coimbra, mas o dono descobriu depois que o animal é hermafrodita e também dá leite como as cabras.

Filho de uma cabra alpina, raça geralmente generosa na produção de leite de qualidade, o chibo foi uma aposta de Amândio Inácio, de 51 anos, que, na esteira da tradição familiar no pastoreio de pequenos ruminantes, possui um rebanho de 104 ovelhas e 11 cabras.

O criador comprou o bode, nascido há três anos em Vila Pouca do Campo, com o objectivo de tirar um maior rendimento da sua exploração, situada na Cidreira, em terrenos verdejantes que arrendou ao Ministério do Ambiente.

Um dia, quando estava a ordenhar as cabras, Amândio Inácio, que trabalha como vendedor num armazém e se dedica à pastorícia nos tempos livres, verificou que o bode se abeirava dele, como que a interpelá-lo numa atitude estranha e dócil.

"O animal fechava os olhos e punha a cabeça nos meus ombros", disse o pastor à Agência Lusa, indicando que o bicho "mancava da pata direita traseira".

Além dos testículos, como qualquer macho normal da sua espécie, o bode tem ainda duas tetas, uma mais desenvolvida do que a outra e cheia de leite.

"Vi então que tinha um teto inflamado", contou o proprietário, que começou a "tirar-lhe o leite periodicamente" para evitar os problemas de mobilidade do animal. O leite é lançado directamente no solo.

O bode está agora dentro de uma cerca, separado do gado restante, mas amarrado a uma corda comprida. "Tive que o prender, ele saltava-me todas as cercas atrás das cabras e fugia para a estrada", explicou.

O macho, que é pouco latino e mais alpino, é agora motivo de galhofa e curiosidade das pessoas. Há dias, num restaurante da zona, o proprietário, que não conhecia a história, perguntou ao pastor: "Então, já tirou o leite ao carneiro?".

Amândio Inácio respondeu, com toda a naturalidade: "Ao carneiro não tirei, mas já tirei ao bode". Uma mulher intrometeu-se na conversa, manifestando a sua indignação face ao conteúdo supostamente malicioso da troca de palavras: "Olhe que eu tenho quase 70 anos, já podia ser sua mãe!".

"Ninguém acredita, mas é a realidade", reiterou o dono do chibo.

O leite do animal, "a olho nu, é igualzinho ao leite das cabras", mas o criador nunca o mandou analisar.

Contactado pela Lusa, o médico veterinário Fernando Delegado, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), mostrou-se interessado no caso, que já chegou ao seu conhecimento.

Fernando Delgado disse que "o hermafroditismo é vulgar" entre os caprinos, sendo mesmo esta uma das espécies "em que é mais frequente". No entanto, o fenómeno "geralmente não é tão desenvolvido" como no bode dos campos do Mondego.

O investigador já telefonou a Amândio Inácio, pedindo-lhe para não abater o animal por enquanto, pois na ESAC poderão estar interessados no seu estudo.

Em tempo de vacas magras, este chibo dá leite em abundância. E dá pelo menos razão ao adágio popular: "Quando o ano é de leite até os bodes o dão".

Link para ver o vídeo.


Sem comentários:

Enviar um comentário