domingo, 18 de dezembro de 2011

Cientistas seguem nuvem de gás até ao buraco negro


Cientistas seguem nuvem de gás até ao buraco negro

Há muito que se sabe que o poder dos buracos negros atrai tudo à sua volta, mas pela primeira vez vai ser possível observar os acontecimentos “em directo.” Cientistas do Observatório Europeu do Sul, em La Silla, detectaram uma nuvem de gás, que tem três vezes o tamanho da Terra, numa rota em espiral em direcção ao buraco negro que está no centro da nossa galáxia, criando a primeira oportunidade para os cientistas seguirem o desaparecimento da nuvem.

Segundo a revista “Nature”, a nuvem deverá desaparecer no ano de 2013. Actualmente tem uma massa de uma forma oval e as observações permitiram perceber que duplicou a sua velocidade nos últimos sete anos, até aos 2,350 km por segundo e estima-se que mantenha a espiral até estar a uma distância de cerca de 40 mil milhões de km do buraco negro, designado por Sagitário A e que está a qualquer coisa como 27 mil anos-luz de distância da Terra.

A aproximação da nuvem a este buraco negro vai ainda permitir estudar mais estes fenómenos. Actualmente sabe-se que têm uma gravidade tão forte que nem a luz lhes consegue escapar, mas a uma relativa distância, em termos astronómicos, há uma zona calma e sobre a qual pouco se sabe. Os cientistas esperam que metade da nuvem seja engolida pelo buraco negro, altura em que se deve libertar uma chuva de raio-X, que deverão permitir estudar melhor os efeitos do buraco negro. Mark Morris, astrónomo da Universidade da Califórnia, garante já que “muitos telescópios vão estar apontados” para o Sagitário A. 

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário