sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cobras pitão estão a invadir Miami


Este Natal, uma família de Miami (EUA) teve um presente muito especial. No dia 25, encontraram a nadar na piscina de casa uma cobra pitão birmanesa.

Embora não se trate de um animal venenoso, devido ao seu comprimento – quatro metros -, a cobra pitão assustou as crianças e o casal, que não sabia o que fazer para lidar com aquela situação.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, nos últimos tempos, é cada vez maior o número de cobras pitão que surge nas áreas urbanas do sul da Flórida.

A população de cobras pitão tem vindo a aumentar desde o início da década passada, quando começou a modar de ter este tipo de animais em casa, como se fossem brinquedos.

A inexistência de uma lei que proíba a sua venda faz com que as lojas começassem a vendê-las sem qualquer tipo de problemas. Miami encheu-se de cobras, serpentes, iguanas e todo o tipo de reptéis.

O maior problema, contudo, são as cobra pitão, que atingem dimensões gigantescas, assustando os proprietários que optam por soltá-las no Parque Nacional de Everglades, a oeste da área metropolitana de Miami.

As cobras adaptaram-se rapidamento ao seu novo ambiente, começaram a alimentar-se de veados, pássaros, tartarugas e caimãos, até que nos últimos anos estes começaram a escassear e as pitão viram-se obrigadas a aproximarem-se das áreas urbanas.

Em finais de Outubro, os guardas florestais do Parque Nacional de Everglades encontraram uma destas cobras a engolir um veado com cerca de 40 quilos. O reptil tinha “apenas” cinco metros, mas os guardas dizem que algumas chegam atingir os oito metros de comprimento e pesar 100 quilos, estimando que a população de cobras pitão seja na ordem dos 50 mil exemplares.

Tanto o Parlamento Estatal da Flórida como o Governo Federal, em Washington, estão atentos a este problema e aparentemente dispostos a ceder aos interesses dos grupos de pressão que defendem a proibição da venda de animais perigosos.

No estado da Flórida, o negócio é proibido desde 2009, depois de uma menina de dois anos ter morrido estrangulada por uma cobra pitão enquanto dormia. O animal tinha-se escapada da jaula da casa onde a criança vivia, no norte de Orlando.

A mãe da menina e o namorado foram considerados culpados em Julho passado de homicídio em terceiro grau, sem premeditação, e negligência.


Sem comentários:

Enviar um comentário