sábado, 24 de dezembro de 2011

LHC descobriu uma nova partícula subatómica


Descoberta foi anunciada por investigadores que trabalham na experiência ATLAS 

O maior acelerador de partículas do Mundo, o Large Hadron Collider, situado na fronteira franco-suíça, célebre pela busca do bosão de Higgs, permitiu a descoberta de uma outra partícula subatómica cuja existência estava prevista pelos teóricos. 

De acordo com um grupo de investigadores britânicos, cujas conclusões foram publicadas esta quinta-feira, o bosão "chi b(3P)" foi detectado fazendo colidir protões no colisionador da Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN).

"Agora que as pessoas se interessam pelo bosão de Higgs, que, acreditamos, dá a sua massa às partículas e poderá ter começado a revelar a sua presença, muita da massa dos objectos de todos os dias tem origem na força forte que estudamos utilizando o chi b", afirma em comunicado Roger Jones, da Universidade de lancaster, no Reino Unido, e que participa na experiência ATLAS do LHC.

O bosão "chi b (3P)", cuja descoberta é apresentada no site científico de pré-publicação arXiv, é composto por uma partícula e por uma antipartícula bastante pesadas: o quark beleza e o antiquark correspondente.

Seis tipos de quarks ("top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down") integram os tijolos elementares da matéria, como o electrão e os seus grandes irmãos (muão e tau) e três formas de neutrinos.

Estas doze partículas de matéria (às quais se juntam outras tantas partículas de antimatéria, como antiquarks, etc) interagem entre elas por intermédio de mensageiros, os bosões.

Entre os bosões figura o fotão, que explica a radiação electromagnética, e os gluões, responsáveis pela coesão dos núcleos atómicos.

O bosão de Higgs, procurado pelos investigadores do CERN, é considerado como o elo em falta na teoria da estrutura fundamental da matéria elaborada pelos cientistas há cerca de quarenta anos.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário