domingo, 25 de dezembro de 2011

Satélite cai depois de lançamento falhado


Um satélite de comunicações russo caiu hoje imediatamente após o lançamento, no mais recente fracasso do programa espacial russo, que se segue a outros insucessos, no ano passado.

"O satélite não conseguiu entrar em órbita. Uma comissão estatal vai investigar as causas do acidente", disse o porta-voz das forças espaciais russas, Alexei Zolotukhin, citado pela agência noticiosa russa Interfax.

O "Meridian", satélite de comunicações militares e civis, "caiu em território da Sibéria" depois de ter sido lançado da base espacial de Plesetsk, devido a uma avaria no foguetão "Soyuz", referiu a Interfax, citando fontes do setor.

A agência noticiosa russa RIA-Novosti disse que o satélite caiu perto da cidade de Tobolsk, na região ocidental da Sibéria.

O lançamento de hoje foi o quinto da série "Meridian", satélites que visam criar um sistema de comunicação para os navios no Ártico e para as regiões russas da Sibéria e do Extremo Oriente do país.

Os foguetões "Soyuz" são o principal componente do programa espacial russo, há décadas e ainda são utilizados por Moscovo para lançar seres humanos para o espaço.

O "Meridian" devia ter-se separado do foguetão cerca de nove minutos após ter sido lançado, mas o "Soyuz" já tinha tido outras avarias antes da separação, referiu a agência noticiosa ITAR-TASS.

"De acordo com dados preliminares, a avaria do foguetão ocorreu antes da separação em órbita entre o satélite e o terceiro andar do foguetão", disse a ITAR-TASS, citando fontes anónimas.

Este é o último fracasso de doze meses difíceis para o programa espacial russo que perdeu, neste período, três satélites de navegação, um satélite militar avançado, outro de telecomunicações, uma nave de abastecimento e uma sonda com destino a Marte.

A Rússia admitiu a perda da sonda Phobos-Grunt, lançada a 9 de Novembro e que tinha como missão a maior lua de Marte.

Poucos dias depois, as autoridades russas admitiram a perda da sonda devido a um desvio de trajectória, admitindo mesmo a possibilidade de cair na terra, entre os dias 6 e 19 de Janeiro.

A queda da sonda está a ser acompanhada por cientistas russos e ocidentais.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário