terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Serão os cogumelos benéficos para a obesidade?


Cientistas espanhóis da província de La Rioja estão a tentar provar que o consumo de cogumelos e outros fungos cultivados é benéfico para evitar a obesidade e doenças associadas como a diabetes tipo 2.

Investigadores do Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja (CIBIR), dirigido pela especialista em tecido adiposo Patricia Pérez Matute, e do Centro Tecnológico de Investigação do Cogumelo (CTICH), começaram a investigar "in vitro" a influência de extractos de cogumelos no comportamento das células que compõem a gordura (adipócitos).

Segundo Pérez Matute, trata-se de impregnar os adipócitos com extratos de distintas espécies de cogumelos que se cultivam em La Rioja, previamente enriquecidas com um antioxidante, o selénio.

Os adipócitos foram retirados a pessoa com excesso de peso e a outras com peso normal, que vão servir de padrão de controlo para ver os efeitos que gera o extracto do cogumelo sobre o metabolismo da glicose, que se relaciona com a obesidade e doenças associadas à resistência da insulina como a diabetes tipo 2.

Pérez Matute explicou ainda que outro dos objectivos é observar as hormonas que os adipócitos produzem e a sua influência no controlo do peso e do apetite.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário