domingo, 18 de dezembro de 2011

Sonda russa Phobos-Grunt cairá na Terra entre 6 e 19 de Janeiro


A sonda espacial russa Phobos-Grunt, destinada a Marte mas que acabou por não sair da órbita terrestre no início de novembro, irá cair na Terra entre 06 e 19 de janeiro, anunciou hoje a agência espacial Roskosmos.

"O engenho espacial cairá na Terra no período entre 06 e 19 de janeiro de 2012 numa zona compreendida entre os 51,4 graus de latitude norte e os 51,4 graus latitude sul, de acordo com cálculos preliminares", disse em comunicado a agência espacial russa.

As coordenadas indicadas pela Roskosmos incluem a maior parte das zonas habitadas da Europa, África, Ásia e do continente americano.

De acordo com o comunicado da agência espacial, "o lugar e a data da queda (da sonda) não poderão ser determinados senão apenas alguns dias antes".

A Roskosmos referiu ainda que a sonda deverá desintegrar-se ao entrar na atmosfera e o peso total dos fragmentos que atingirão o solo "não ultrapassará os 200 quilos".

A Phobos-Grunt foi lançada durante a noite de 08 para 09 de novembro, mas falhou a trajetória em direção à lua marciana Phobos e ficou presa na órbita terrestre.

O lançamento da Phobos-Grunt tinha sido a primeira tentativa da Rússia de regressar à exploração interplanetária depois do fracasso da missão da sonda Marte 96, lançada em novembro de 1996 mas que acabou por cair no oceano Pacífico.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário