quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Balanço arqueológico de 2011


Na Rússia foi descoberto pela primeira vez o instrumento de metal usado no século XIV para a colocação de selos de chumbo - este e outros achados únicos são resultados da temporada arqueológica nacional de 2011.

Os cientistas estão convencidos de que os artefactos encontrados são importantes não só para os profissionais, mas também para compreender como a vida evoluiu no território russo nos tempos antigos. Neste ano, foram realizadas cerca de quarenta grandes expedições arqueológicas.

Tradicionalmente, os arqueólogos têm estado interessados na Antiguidade e na Idade Média, disse o diretor do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, Nikolai Makarov:

Em relação ao período desses artefactos, nós estamos cada vez mais conscientes da importância de seu estudo para entender o processo histórico desta fase da Antiguidade e Idade Média. Hoje seria impossível entendê-lo sem a arqueologia.

E inclusive o primeriro-ministro Vladimir Putin tomou parte nas escavações em Fanagória - o maior monumento da Antiguidade no Território de Krasnodar, no sul da Rússia.

Envergando um fato de mergulhador, ele encontrou no fundo do mar uma ânfora antiga, proveniente da região do antigo porto.

Perto da cidade de Suzdal, os arqueólogos se depararam com um antigo cemitério. Segundo os especialistas, este é o primeiro terreno que se conseguiu limpar nos últimos 160 anos, visto que não restou praticamente nada dos cemitérios antigos.

Neste terreno, foram encontrados machados de guerra que eram armas cerimoniais dos guardas do século XI. Sendo que esses artefactos são pouco mais de dez em todo o território da Rússia, Escandinávia e na região do Báltico, sendo um achado muito raro. Existem ainda outros achados importantes, disse Nikolai Makarov:

Foram ainda encontrados crucifixos da primeira geração de cristãos russos da Antiguidade. Eles apareceram no final do século X e eram usados no século XI.

Eles mostram o começo da cristianização da Rússia Antiga. No nordeste da Rússia foram encontraram oito cruzes desse tipo.

Durante as escavações em Novgorod, foi feito uma descoberta totalmente especial, que os especialistas até consideram um milagre arqueológico. Se trata de um instrumento em forma de pinças de ferro para fazer selos de chumbo, disse o arqueólogo Piotr Gaidukov, membro correspondente da Academia de Ciências da Rússia.

A Rússia antiga possuia muito do Império Bizantino e inclusive a prática de selar os documentos com selos de metal. São mais de 6 mil os selos dos séculos XI-XV conhecidos actualmente.

Mas nunca foi encontrado o instrumento com que se faziam esses selos. Agora sabemos como isso era feito na Rússia no século XIV.

De acordo com o cientista, esta é a descoberta mais sensacional desta temporada em Velikiy Novgorod e uma das descobertas mais importantes da arqueologia russa e mundial.

Outro facto que dá orgulho aos arqueólogos é o complexo metalúrgico encontrado durante as escavações no Mosteiro de Nova Jerusalém, perto de Moscovo. Nele, o Patriarca Nikon (século XVII) produzia sinos.

É um forno de tijolos no solo numa construção arredondada, segundo o formato dos sinos. Na Europa existem fornos semelhantes mas na Rússia é a primeira vez que é encontrado, sendo de grande valor para a ciência nacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário