sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dois adolescentes enviam boneco de Lego para o espaço


Dois adolescentes canadianos, de 17 anos, enviaram um boneco de Lego para o espaço num balão de hélio e filmaram a aventura. A empresa deu-lhes os parabéns pelo feito alcançado.

Os dois jovens canadianos, de origem paquistanesa, Mathew Ho e Asad Muhammad, ambos de 17 anos, lançaram esta quarta-feira um boneco de Lego para o espaço usando um balão de hélio. O "astronauta de plástico" atingiu a atmosfera e regressou à terra, numa queda livre que durou cerca de 97 minutos, filmada por uma câmara instalada no balão.

O "projeto", que levou cerca de quatro meses a ser preparado, foi finalmente concretizado num "lançamento oficial" a partir de um campo de futebol em Toronto. Preso a um balão de Hélio, semelhante aos usados pela meteorologia, com um pára-quedas acopulado e equipado com material comprado no "Craiglist" (um site de compra e venda de artigos online), o "pequeno piloto de Lego", segurando uma bandeira canadiana, subiu a uma altitude duas vezes superior à utilizada pelos aviões comerciais.

Mais tarde, regressou à terra, em queda livre, sendo recuperado pelos dois jovens a 122 quilómetros do local de lançamento, graças a um sistema de GPS que levava instalado.

De acordo com o jornal "Toronto Star", que revelou a história, os dois adolescentes foram elogiados pelo professor de astrofísica, Michael Reid, da Universidade de Toronto, que considerou "impressionante" que tivessem conseguido este feito sózinhos. "Dois jovens de 17 anos terem conseguido realizar esta proeza, sem qualquer tipo de ajuda, é sem dúvida um feito impressionante", disse.

A própria Lego também não ficou indiferente ao feito, tendo emitido um comunicado onde lhes dá os parabéns. "Nós ficamos sempre espantados pela forma como os fãs da Lego utilizam os nossos produtos", afirmou Michael McNally, responsável pelo departamento de Relações Públicas da Companhia.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário