sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bactérias ajudam investigadores espanhóis a recuperar frescos


A igreja de Santos Juanes, em Valência, na Espanha, já passou por maus bocados. Construída no estilo gótico no século XIV, foi praticamente destruída por um incêndio em 1552.

O interior foi totalmente refeito com frescos do pintor barroco Antonio Palomino (1653-1726). Mas, em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, o local foi novamente incendiado e, desde então, as obras não foram de facto recuperadas.

Para piorar, ultimamente as pinturas também estavam maltratadas por manchas criadas por sujidade de pombos e por um tipo de cola usada numa restauração mal sucedida nos anos 60.

Finalmente, as obras de arte centenárias parecem ter encontrado o caminho da sorte. Especialistas da Universidade Politécnica de Valência estão usando a bactéria Pseudomonas stutzeri para restaurar os frescos da igreja.

Os investigadores fizeram uma espécie de treino com esses micro-organismos: os colocaram num ambiente com o tipo de cola e sal que estragava as pinturas.

Depois de um tempo, as bactérias acostumaram-se a alimentar somente daquilo. Foram, então, transpostas para a parede da igreja onde estavam os frescos a serem recuperados.

“Elas comeram a cola e o sal que corroía a pintura. Fizeram uma limpeza para nós”, diz a especialista em restauração Rosa María Montes, líder do projeto.

Os investigadores, claro, deram uma forcinha às bactérias: após aplicá-las sobre a pintura e cobri-las com um gel, projetaram luz no local.

O ambiente ficou quente e húmido, perfeito para a proliferação dos organismos. Ao final de 90 minutos, cada 25 centímetros quadrados de pintura estava limpo.

Assim, a obra de arte ganha uma cara nova. Já as bactérias chegam ao fim. Um jato de água acaba com elas.

fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário