segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Descoberta nova família de anfíbios sem patas na Índia





Sem patas e vivendo sob o solo, os Chikildae pertencem ao grupo de anfíbios cecílias. Estes animais já estavam na Terra na época da fissura dos continentes, há 140 milhões de anos

PERTENCENTES AO GRUPO DAS CECÍLIAS, OS CHIKILDAE VIVEM NO SOLO E SE ALIMENTAM DE VERMES.

Uma nova família de anfíbios sem membros foi descoberta no nordeste da Índia. Completamente novo para a ciência, o grupo é composto por seis espécies potencialmente novas, encontradas nos solo e que provavelmente estão no planeta desde o tempo dos dinossauros.

A Chikildae é a décima família das cecílias (anfíbios sem membros e que vivem enterradas) catalogada e foi encontrada após mais de 2600 horas de escavação da equipa do professor Sathyabhama Das Biju, da universidade de Nova Deli.

Confundida com as serpentes da região, os animais são endémicos da Índia e pertencem ao grupo mais antigo dos três grupos de anfíbios conhecidos, que incluem rãs e salamandras. O investigador estima que de 30 a 40% dos anfíbios do país ainda não foram descobertos.

Embora não existam muitos detalhes sobre os Chikildae, já é possível dizer que o anfíbio é inofensivo e se alimenta de vermes e insetos que vivem no solo.

As primeiras análises de ADN sugerem o parentesco da nova família com outra de origem africana, com idade próxima a 140 milhões de anos, quando os continentes ainda não estavam separados.

Publicado pelo periódico Proceedings of the Royal Society B, o estudo ainda revela que os machos desta família se privam de comida por até 50 dias para cuidar dos ovos.

fonte: Natgeo

Sem comentários:

Enviar um comentário