segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Índia: Tesouro escondido que pode chegar aos 16 mil milhões começa hoje a ser inventariado


A Índia iniciou hoje as tarefas de inventário do tesouro encontrado no ano passado nas criptas do templo de Shri Padmanabhaswamy, no sul do país, avaliado por alguns meios de comunicação em mais de 16 mil milhões de euros.

De acordo com a agência IANS, estiveram hoje reunidos os comités nomeados pelo Tribunal Supremo, que contam com representantes do governo regional de Kerala (sul), membros da família dos marajás de Travancore, bem como com especialistas e arqueólogos.

A confirmar-se o montante estimado - equivalente a 1,7 por cento do Produto Interno Bruto da Índia -, o tesouro descoberto nas criptas de Padmanabhaswamy fará com que o templo se torne no mais rico do mundo.

No total, o templo possui seis criptas, das quais cinco foram abertas depois de mais de 150 anos, enquanto que a sexta irá permanecer encerrada por decisão judicial até ser dado como findo o processo de catalogação das restantes.

Um membro dos comités assegurou à agência indiana que todas as imagens das peças serão gravadas em vídeo e catalogadas com um código de barras antes de se levar a cabo a avaliação do templo que conta agora com um forte aparato policial.

«Estão a ser usados equipamentos da agência espacial indiana. Vai levar tempo até completar o processo e a operação de avaliação vai ser supervisionada por funcionários que se encontram numa sala de controlo dentro do templo», afirmou a fonte.

Construído no século XVI, o templo de Padmanasbhaswamy presta culto a uma imagem do deus hindu Vishnú e esteve sob controlo dos marajás do antigo reino de Travancore até que passou a ser domínio índio.

Desde que a Índia se tornou independente em 1947, o templo é controlado por uma fundação dirigida pelos descendentes da família real de Tranvancore.

Recentemente, o Supremo Tribunal indiano ordenou que a partir de agora o templo fosse gerido pelo Estado para garantir os bens ali conservados.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário