segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sistema de camuflagem infravermelha faz tanques desaparecerem completamente




Até que alguém seja capaz de desenvolver capas de invisibilidade, teremos que nos contentar com o facto de fazer com que objetos gigantes fiquem “menos visíveis” ou fazendo com eles não se parecem com o que são na realidade. A BAE Systems, conhecida empresa por desenvolver equipamento militares tecnológicos como a Mk-38 (conhecida como raio laser da morte), desenvolveu o sistema baptizado de ADAPTIV que pode fazer com que objetos, como tanques de guerra, através de ondas infravermelhas se transformem em carros, vacas, aviões ou em absolutamente nada nos radares.

Quando nós olhamos através de um scanner infravermelho, é fácil observar um objeto por suas ondas de calor. Os locais mais escuros são as superfícies mais frias e os locais mais claros as superfícies mais quentes. Devido a este facto que sensores IR são utilizados a todo momento em ambientes de combate: eles podem simplesmente identificar objetos sejam eles dentro ou fora de outras superfícies, além do facto de trabalharem de dia e à noite. O facto problemático que pode ser chamado de “zona negra” desses sensores é o objeto estar escondido num outro objeto com a mesma temperatura, ou seja, para o radar ele será inexistente ou se parecerá com outro objeto.

Aproveitando esta “falha”, a BAE Systems desenvolveu um camuflagem hexagonal que pode simplesmente controlar a sua emissão de calor. A armadura baptizada de ”temperature pixels” utiliza em conjunto uma combinação de câmeras ao lado do veículo que faz com que a armadura se ajuste com que a câmera vê, efetivamente o veículo pode desaparecer no meio em que está. O sistema tem uma melhor performance caso o veículo esteja em movimento (seja ele um tanque, um helicóptero, ou um navio). Com ele em movimento, os pixels podem ser ajustados para mostrar falsos padrões fazendo com que um tanque ou um avião seja, para o sensor IR, um bando de pássaros ou um monte de terra.

E esse “spoiler” de sensores IR não é só útil contra observadores humanos, caso um míssil seja guiado por calor e não souber a temperatura que deve procurar, ele provavelmente baterá na primeira coisa que estiver a sua frente. 

fonte: cNERD

Sem comentários:

Enviar um comentário