sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tesouro da fragata Las Mercedes regressa a Espanha 200 anos depois


As 600 mil moedas perdidas no naufrágio da Las Mercedes aterram neste sábado em Espanha 

Esteve 200 anos perdido, mas agora o tesouro de cerca de 600 mil moedas de ouro e prata regressou a casa. Tinha-se afundado numa batalha em que a fragata espanhola Nuestra Señora de Las Mercedes foi abalroada, ao largo do Algarve. 

É um tesouro de valor incalculável, 17 toneladas de moedas de ouro e prata que nesta sexta-feira partiram da Florida, nos EUA, a bordo de dois Hércules C-130 com destino a uma base militar próxima de Madrid.

Durante quase dois séculos esteve no fundo do mar, até que uma empresa norte-americana o descobriu. Depois de uma batalha judicial que já se prolongava há cinco anos regressa agora a Espanha. “Missão cumprida”, disse aliviado Jorge Dezcallar, embaixador espanhol nos EUA.

É preciso recuar até 1805 para contar a história deste tesouro. Nesse ano, a 5 de Outubro, a fragata espanhola Nuestra Señora de Las Mercedes afundou numa batalha contra uma frota britânica. E com ela afundaram as 249 pessoas que seguiam a bordo e o precioso tesouro de moedas. Uma parte pertencia à fortuna pessoal de comerciantes, recorda o El País, outra parte era da coroa espanhola.

O tempo passou, a esperança de encontrar o tesouro ter-se-á perdido. Até que, em 2007, a empresa norte-americana Odyssey anunciou ter encontrado cerca de 600 mil moedas de ouro e prata nos destroços de uma embarcação, junto ao estreito de Gibraltar, 17 toneladas de um tesouro de valor incalculável.

Em Espanha suspeitou-se que aquele era o tesouro da fragata afundada e o Ministério da Cultura pôs-se em campo para o recuperar. A Odyssey reclamava as moedas, Espanha também, e então começou uma batalha judicial nos tribunais norte-americanos pela posse das moedas, que já tinham sido levadas para os Estados Unidos. 

Só no mês passado é que os juízes de um tribunal de Atlanta rejeitaram um recurso da Odyssey relativo a uma sentença que já tinha decretado a devolução do tesouro a Espanha. E, numa última tentativa para impedir a transferência, também o Governo do Peru apresentou nesta quinta-feira uma moção junto do Supremo Tribunal de Justiça norte-americano a alegar que o tesouro lhe pertence porque as moedas foram cunhadas neste país e feitas com ouro proveniente das suas minas, adiantou a BBC. Este pedido não teve resposta, e é pouco provável que venha a ser atendido.

Especialistas espanhóis foram entretanto enviados aos Estados Unidos para avaliar o estado de conservação das moedas e as trazer de volta. Os Hércules C-130 deverão aterrar neste sábado junto a Madrid com o tesouro perdido há dois séculos.

“Este é um dia especialmente emotivo”, confessou Jorge Dezcallar. “Isto não é só um tesouro, é uma parte da nossa história. Se em 1804 eles não puderam regressar, pelo menos agora uma parte do seu trabalho regressará.”

O valor estimado deste tesouro ronda os 400 milhões de euros, segundo o diário espanhol ABC. A carga especial foi recolhida por um camião que foi escoltado até à base aérea de MacDill de Tampa, onde ficou na noite de quinta-feira rodeada de fortes medidas de segurança. Depois começou a viagem que terminará neste sábado e que terá uma paragem técnica na base das Lajes, nos Açores.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário