segunda-feira, 26 de março de 2012

Espécie extinta de mocho foi descoberta na Madeira


Ilustração do mocho europeu comum (esq) e as espécies extintas Otus Mauli da Madeira. Créditos: Pau Oliver

Otus mauli desapareceu devido à chegada de seres humanos à ilha portuguesa.

Uma equipa internacional de cientistas descobriu um novo tipo de fóssil de mocho d’orelhas, a primeira ave extinta no arquipélago da Madeira. Com o nome de Otus mauli, a primeira ave de rapina nocturna descrita na área vivia em terra e extinguiu-se devido à chegada de seres humanos à ilha.

“Tem pernas longas e asas ligeiramente mais curtas que a espécie de coruja europeia continental de onde deriva”, explica Josep Antoni Alcover, um dos autores do estudo e investigador do Instituto Mediterrâneo de Estudos Avançados (IMEDEA).

O resultado da análise das proporções dos restos encontrados, publicado na revista Zootaxa, revela que Otus maulipoderia ser uma espécie que habitava em terra, que comia invertebrados e“ocasionalmente lagartos e pássaros”.

“É provável que a sua extinção esteja ligada à chegada de seres humanos e à fauna que estes trouxeram”, propõe Josep Antoni Alcover. O cientista sugere também que o desaparecimento deste mocho faz parte de um padrão de extinção de espécies de ilha, que ocorreu em praticamente todas as ilhas do mundo.

Segundo os investigadores, entre as causas de extinção do mocho d’orelhas, a destruição do seu habitat é a principal pois a Madeira teve vários incêndios graves durante os sete anos que se seguiram à chegada dos portugueses. Além disso, os seres humanos trouxeram novas aves com doenças que eram desconhecidas para as espécies nativas, bem como ratazanas e ratinhos que poderia comer os ovos de animais que tinham ninhos perto do chão.


Sem comentários:

Enviar um comentário