sábado, 17 de março de 2012

Osama bin Laden planeava matar Barack Obama


O fundador e antigo líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, planeava matar o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que classificava como sendo "o líder dos infiéis", divulgou hoje o diário norte-americano The Washington Post.

Os planos para matar Obama constavam em documentos que foram encontrados no complexo onde vivia bin Laden, na cidade paquistanesa de Abbottabad, onde acabaria por morrer durante uma operação militar norte-americana em maio de 2011.

Segundo o jornal, Bin Laden ordenou a organização de uma rede de grupos especiais no Afeganistão e no Paquistão para atacar o avião presidencial, o "Air Force One".

O objetivo era que a administração norte-americana passasse a ser liderada pelo vice-presidente Joe Biden, que segundo Bin Laden estava pior preparado e iria provocar uma crise política nos Estados Unidos, segundo o The Washington Post.

O diário afirmou que teve acesso aos documentos por intermédio de um alto responsável da administração Obama.

O antigo líder da rede terrorista também pretendia assassinar o general David Petraeus, atual responsável da Agência Central de Informações norte-americana (CIA), que na altura era o líder das forças norte-americanas e da NATO no Afeganistão, por considerar que a sua morte "poderia alterar o rumo da guerra" naquele país.

Funcionários da administração norte-americana declararam ao diário que a suposta conspiração contra Obama e Petraeus nunca foi uma ameaça séria, considerando, no entanto, que "a organização [Al-Qaida] que detém capacidade para planear, organizar e executar ataques completos e catastróficos continua a ser uma ameaça".

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário