sábado, 17 de março de 2012

Pesquisa descobre salamandra jurássica na China


À esquerda, o fóssil da salamandra pré-histórica; à direita, o desenho feito pelos investigadores com base no modelo 

'BEIYANERPETON JIANPINGENSIS' VIVEU HÁ CERCA DE 157 MILHÕES DE ANOS. DENTES DO ANIMAL ERAM DIFERENTES DOS DAS SALAMANDRAS MODERNAS.

Cientistas descobriram na China a espécie mais antiga de salamandra já encontrada. A Beiyanerpeton jianpingensis viveu há aproximadamente 157 milhões de anos, no fim do período jurássico. Essa espécie é cerca de 40 milhões de anos mais velha que a salamandra mais antiga que se conhecia até então.

Os fósseis analisados estavam em ótimo estado de conservação. Os espécimes encontrados têm, na sua maioria, cerca de 10 cm de comprimento, sem contar a cauda.

Os investigadores ficaram surpresos com o que descobriram na boca desses animais pré-históricos. Eles tinham o osso palatino – do céu da boca – e dentes caninos o que as salamandras modernas não têm. Essas descobertas devem fazer com que os biólogos repensem a evolução desses anfíbios.

O estudo foi conduzido por Ke-Qin Gao, da Universidade de Pequim, na China, e Neil Shubin, da Universidade de Chicago, nos EUA. Os resultados foram publicados pela "PNAS", revista da Academia Americana de Ciências.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário