sábado, 24 de março de 2012

Portuguesa identifica salto para o bipedismo


Susana Carvalho esteve a estudar chimpanzés na Guiné Conacri para tese sobre arqueologia dos primatas 

A cientista portuguesa esteve a observar chimpanzés na Guiné Conacri e identificou a causa que terá levado ao bipedismo do ser humano. A tese de Susana Carvalho confirma uma teoria 1961 e que aponta para a necessidade que houve de transportar alimentos raros, dando “um passo em frente” na assunção de uma característica humana.

“É um passo em frente na compreensão de uma das nossas características únicas”, disse à Lusa a antropóloga Eugénia Cunha, orientadora no doutoramento de Susana Carvalho, que na segunda-feira prestou provas na Universidade de Cambridge, com sucesso. A tese da investigadora portuguesa é sobre a arqueologia dos primatas.

“Susana Carvalho é das investigadoras a nível mundial com mais experiência de campo em chimpanzés”, acrescentou ainda Eugénia Cunha, sublinhando que o seu trabalho foi publicado ontem num artigo científico em Inglaterra, em que a investidora portuguesa surge como a principal autora, juntando ainda colegas britânicos, dos EUA e do Japão.

No texto, a cientista explica que a sua descoberta “vem dar razão à teoria científica que refere que o bipedismo do Homem é uma estratégia muito benéfica no sentido de carregar alimentos pouco disponíveis. Vem mostrar que uma das fortes estratégias evolutivas do bipedismo tem que ver efectivamente com o transporte de alimentos valiosos”, já que assim foi possível aumentar a quantidade de alimentos transportados de uma só vez, nos membros superiores.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário