terça-feira, 20 de março de 2012

Sismo de magnitude 7,6 registado no México


Um sismo de 7,6 na escala de Richter registou-se no México, na região de Oaxaca e a 25 quilómetros da cidade de Omepetec, pelas 12h02 locais (18h02 em Lisboa). As autoridades confirmaram "escassos danos materiais".

O sismo sentiu-se na Cidade do México, a cerca de 400 quilómetros, e fez abanar alguns edifícios da capital, adiantou a Reuters. Inicialmente chegou a ser referida uma magnitude de 7,9 na escala de Richter.

O abalo, que se sentiu-se durante alguns minutos, teve epicentro 186 quilómetros a Este de Acapulco e a 25 quilómetros de Ometepec, no estado de Guerrero. Ocorreu a 17,5 quilómetros de profundidade e sentiu-se com grande intensidade em Oaxaca, no Sudoeste do país, mas segundo as autoridades locais registaram-se apenas "escassos danos materiais".

As redes de telemóveis ficaram interrompidas na Cidade do México após o abalo. O mayor da cidade, Marcello Ebrard, enviou uma mensagem pelo Twitter dizendo: “Temos um terramoto”. Noutras mensagens, testemunhas falam em hotéis evacuados e pessoas nas ruas. Também o Presidente, Felipe Calderón, escreveu no Twitter que não há relatos de danos em resultado do sismo.

Na Cidade do México houve algumas situações de pânico. Muitas pessoas saíram à rua, algumas escolas e empresas foram evacuadas e membros da protecção civil deslocaram-se para os locais considerados mais vulneráveis.

Após o abalo sentiram-se pelo menos três réplicas. O metro continuou a funcionar na capital e no aeroporto Benito Juárez não houve notícias de dados, adiantaram as autoridades locais. Foi também isso que noticiou a rádio Format 21, citada pela AFP, depois de uma equipa da estação ter sobrevoado a capital de helicóptero.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico adiantou que este sismo, em terra, não deverá gerar um tsunami de grande dimensão e destrutivo, mas não afastou a possibilidade de algumas situações localizadas.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário