quarta-feira, 18 de abril de 2012

Descoberto sistema solar na constelação de Hydrus que pode ser gémeo do nosso


O nosso sistema solar pode ter um irmão gémeo – foi descoberto um sistema com nove planetas

O sistema solar descoberto possui apenas um planeta a mais que o nosso, mas se levarmos em consideração que até pouco tempo atrás plutão fazia parte... A pesquisa foi publicada na revista Astronomy and Astrophysics, chefiado por Mikko Tuomi que reanalisou os dados extraídos da estrela HD 10180 capturada por um satélite de altíssima resolução do Chile.


Essa estrela tem sido estudada há anos por causa de sua distância relativamente próxima, cerca de 130 anos-luz, sendo bastante brilhante e fácil de ser estudada pelos astrónomos.

Estudos recentes detectaram que a estrela, que está na constelação de Hydrus, encontrou 6 planetas orbitando-a, com possibilidade de confirmação do 7º planeta nas próximas semanas. No entanto, outra pesquisa já tinha confirmado a existência do 7º planeta e cogitava a possibilidade de terem mais 2 em órbita.


Os dois últimos planetas descobertos são chamados de super-Terras por serem 1,9 e 5,1 mais pesados que a Terra. Os novos planetas seguem órbitas quentes, circulando sua estrela em menos de 10 dias (o planeta menor) e 68 dias (o planeta maior).

Um dos novos planetas a ser descoberto, o sétimo, foi confirmado sendo particularmente muito próximo de sua estrela. Com uma massa 1,3 vezes maior do que a Terra encontra-se mais próximo de sua estrela do que Mercúrio, tornando sua superfície praticamente líquida com estanho, zinco e ferro.

O estudo mostra que a estrela é “muito calma”, o que impossibilita ou torna improvável que outros planetas descobertos possam provocar eventos significativos.

Outros sistemas solares já foram encontrados com 3 ou 4 planetas a orbitar, mas um parecido com o nosso da Via Láctea é a primeira vez.


Sem comentários:

Enviar um comentário