sábado, 21 de abril de 2012

Peru abre inquérito à morte de quase 900 golfinhos


Especialistas medem um golfinho que apareceu morto numa praia da região Norte do Peru 

As autoridades do Peru abriram um inquérito para apurar as causas da morte de, pelo menos, 877 golfinhos que deram à costa no Norte do país, entre Janeiro e Abril, disse o Ministério do Ambiente.

“Até ao momento, a hipótese de um vírus, o Morbillivirus, é a mais provável e, se assim for, não é a primeira vez que acontece. Já houve casos no Peru, México e Estados Unidos”, disse o vice-ministro do Ambiente, Gabriel Quijandria, à rádio RPP.

Ainda assim, é preciso “esperar pelos resultados das análises efectuadas aos cadáveres dos animais”, acrescentou, descartando a possibilidade de as mortes terem sido causadas por algum episódio de poluição das águas do mar.

Segundo o Ministério do Ambiente, desde o início do ano já apareceram mortos 877 golfinhos, ao longo de uma extensão de 170 quilómetros de praias das regiões de Lambayeque e Piura.

Mas para a Organização Científica para a Conservação dos Animais Aquáticos (ORCA) tem outra explicação. Na sua opinião, as mortes foram causadas pelas actividades de exploração das companhias petrolíferas na zona que, segundo ela, produzem ruídos que afectam estes cetáceos. E também os números das mortes são diferentes. Para esta organização, desde Janeiro já terão morrido 3000 golfinhos.

Esta versão já foi desmentida pelo director do Instituto do Mar do Peru (Imarpe), German Vasquez.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário