terça-feira, 29 de maio de 2012

Crianças da Casa Pia cobaias de universidade dos EUA


O mercúrio é um metal pesado geralmente tóxico. A ideia de o testar em crianças partiu da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Quinhentas crianças da Casa Pia foram, ao longo de oito anos, cobaias numa experiência ciêntifica realizada por investigadores portugueses a pedido da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Em novembro de 2003, o jornal "Público" tinha avançado a notícia. Agora, uma investigação da RTP, divulgada na noite de segunda-feira, revela que as crianças foram utilizadas em experiências, cujo objetivo era descobrir o efeito do mercúrio do "chumbo", dantes utilizado para "arranjar" os dentes, se provocava ou não alterações motoras, na memória, atenção, concentração e no sistema nervoso.

O convite da universidade norte-americana data de 1996 e as crianças tinham na altura entre 8 e 10 anos. Algumas delas chegaram ao final das experiências com 16 dentes "chumbados".

Segundo um especialista ouvido pela RTP, cuja investigação foi noticiada hoje no "Jornal da Tarde" antecipando o pregrama "Especial Informação", nem sequer em animais estas experiências tinham sido realizadas. 

A razão para se terem escolhido crianças é justificada por serem as mais susceptíveis a efeitos secundários, nelas revelam-se mais cedo. Ao que tudo indica, as chamadas amálgamas de chumbo são inofensivas, tê-lo-ão provado crianças portuguesas.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário