quinta-feira, 24 de maio de 2012

Será que geólogos italianos encontraram o meteorito Tunguska?


No jornal da União Americana de Geofísica Geochemistry, Geophysics, Geosystems (Geoquímica, Geofísica, Geosystemas) foi publicado um relatório dos geólogos italianos que afirmam finalmente ter encontrado algo que é muito semelhante ao famoso fragmento do meteorito de Tunguska.

A equipa italiana liderada por Luca Gasperini do Istituto da Ciência Marítima em Bolonha, trabalha mais de um ano no lugar de queda do meteorito. Vários anos atrás, eles justificaram a hipótese que o Lago Cheko, situado a 8 km do epicentro da explosão constitui uma cratera. 

Agora, examinando o fundo do lago parecido com um cone com digitalização sísmica e magnética, eles descobriram uma grande pedra no centro do fragmento, o qual, de acordo com a hipótese, é um fragmento do meteorito Tunguska. "Anomalia" descoberta por eles fica em 10 km da profundidade no ponto mais profundo do lago.

O meteorito Tunguska, ou seja, "evento de Tunguska", literalmente abalou o mundo em 30 de junho de 1908, e ainda permanece um mistério. A explosão que em seguida trovejou sobre a Sibéria, avaliada em 40-50 megatoneladas. 

Queimou mais de 2.000 quilómetros quadrados de floresta de coníferas e causou uma onda sísmica que dois vezes contornou a Terra e estabeleceu na Europa as noites brancas. Os cientistas não podem chegar a conclusão o que isto era - um cometa de gelo ou asteróide gigante. 

Conseguiram apenas descobrir que a explosão ocorreu a uma altitude de 5-10 km, mas ainda agora nenhum dos fragmentos do objeto espacial caído não foi encontrado. Agora um deles pode ser encontrado. Resta apenas tirá-lo.


Sem comentários:

Enviar um comentário